terça-feira, 23 de agosto de 2016

Candidatos à Prefeitura de SP participam de 1º debate na TV; veja as Fotos

Russomanno, Haddad, Dória, Marta e Major Olímpio iniciaram embates na TV nesta segunda
 Cinco dos 11 candidatos à Prefeitura de São Paulo participam, na noite desta segunda-feira (22), do primeiro debate na televisão das Eleições 2016: Celso Rusomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT), João Doria Jr. (PSDB) e Major Olímpio (SD).
Foto: Estadão conteúdo
 No primeiro bloco, cada candidato tem um minuto e meio para responder a perguntas de leitores do jornal Metro. "Quais medidas deve tomar nos próximos quatro anos em nível municipal para estimular a economia e gerar empregos?"

Haddad foi o primeiro a responder:  "Fizemos grandes obras na cidade... Tudo isso gera emprego na cidade de São Paulo, porque a cidade reduziu a menos da metade a sua dívida e isso aumentou a possibilidade de investir mais". Ele também destaca a abertura de mais equipamentos públicos que geram emprego"
Foto: Estadão Conteúdo
 Russomanno falou em seguida: "Gerar emprego em São Paulo é um desafio e tem que começar pelas periferias. O ISS é muito caro em São Paulo, é um imposto caro. Só diminuindo gradativamente nós vamos começar a gerar empregos. Nós queremos que as pessoas tenham empregos onde moram. Só trazendo de volta as prestadoras de serviço é que nós vamos gerar empregos". O candidato também promete incentivar a construção civil para voltar a gerar vagas
Foto: Estadão Conteúdo
 Major Olímpio: "Eu vou cumprir o Plano Diretor Estratégico, vou cumprir a lei. Vamos resgatar a lei na cidade de São Paulo, que está uma terra abandonada, perdida, sem perspectiva. O Plano Diretor tem uma previsão da reestruturação urbana da cidade de São Paulo e de como gerar empregos"
Foto: Estadão Conteúdo
 João Doria: "Captando novos investimentos, mostrar a força e a determinação dessa cidade; reduzir a burocracia, criar polos de tecnologia; valorizar a economia criativa; artes e eventos; incetivar a construção civil; e motivar os polos de comércio varejista". Ele diz ainda que a atual administração tem excesso de burocracia.
Foto: Estadão Conteúdo
 Marta Suplicy: "Uma cidade para ela poder funcionar é ter liderança. Precisa ter capacidade de diálogo e não pode fazer o que o prefeito acha que é o certo ou bom, mas fazer o que realmente pode ter impacto na vida das pessoas". "Nós vamos criar o Banco do Povo, para dar uma oportunidade para aquela mulher que está em casa e quer fazer um salgadinho para vender. Vamos atuar em obras inacabadas da cidade"
Foto: Estadão Conteúdo
 O debate da Bandeirantes tem seis blocos e duração total de duas horas. Além das perguntas entre eles, há perguntas feitas por cinco eleitores.
Foto: Estadão Conteúdo
 Por conta da minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso, candidatos de partidos com menos de dez representantes na Câmara, só poderiam participar do debate caso a maioria dos concorrentes aceitasse. Com isso, seis candidatos ficaram de fora do debate: Luiza Erundina (PSOL), Ricardo Young (Rede), Levy Fidelix (PRTB), João Bico (PSDC), Altino (PSTU) e Henrique Áreas (PCO).
Foto: Estadão Conteúdo
 Erundina ainda entrou na Justiça. Dos cinco candidatos que estarão no debate, no entanto, apenas Russomanno (PRB) e Haddad (PT) aceitaram a presença de Erundina. Marta (PMDB), Doria Jr (PSDB) e Major Olímpio (SD) vetaram a concorrente. Na porta da TV Bandeirantes, Luiza Erundina (PSOL) participa de protesto. “Eu estou muito comovida de ver tanta gente numa noite gelada sair de suas casas depois de um dia de trabalho e vem na porta de uma emissora cercada pela polícia", discursou ela, em cima de um carro de som. "Eles têm medo do povo. Quem teve a voz cassada aqui não é Luiza Erundina, quem teve a voz cassada aqui foi o povo. É por isso que eles não nos toleram.”
Foto: Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo
 O mediador do debate é o jornalista Boris Casoy.
Foto: Estadão Conteúdo
 O debate abriu espaço para perguntas de eleitores. 

Em resposta a eleitora, Marta disse que o desafio na área da saúde é muito grande, mas que não tem receio de enfrentar o problema. "Vou aumentar em 50% as equipes de saúde da família.  Precisamos ter uma melhor parceria com governo federal e seguir as regras."
Foto: Estadão Conteúdo
 Haddad respondeu questão de um eleitor sobre educação: "Temos, pela primeira vez, cronograma de redução de alunos por sala de aula. Criamos 100 mil vagas de educação infantil e, no próximo mandato, meu compromisso é fazer mais 100 mil."
Foto: Estadão Conteúdo
 Russomanno respondeu pergunta de uma eleitora sobre educação: "Vamos fazer escolas integrais e vou à escola para saber se a alimentação é boa. Vamos convidar professores aposentados, que poderão ajudar professores que estão na sala de aula a melhorar a qualidade de ensino"
Foto: Estadão Conteúdo
 Questionado se iria acabar com algumas faixas de ônibus, Dória disse que vai reestuda-las. "Os corredores de ônibus serão aprimorados, com ônibus duplos, com combustíveis não poluentes e wifi"
Foto: Estadão Conteúdo
 Major Olímpio e Haddad discutem sobre corrupção. O candidato do Solidariedade questionou o prefeito sobre o marqueteiro João Santana, preso na Lava Jato. O petista exemplificou que na própria PM há corruptos. "Maus elementos têm que ser postos para fora... isso vale para todos"
Foto: Estadão Conteúdo
 Pela internet, Erundina comenta a resposta dos candidatos sobre como melhorar a economia e o emprego na cidade. “Eles prometem solução para problemas se dizer onde eles vão tirar os recursos. Não se tocou na queda de arrecadação. Estão declarando intenções sem ter uma base objetiva sobre como vão responder a esses problemas.”
Foto: Reprodução
 Em suas considerações finais, Marta Suplicy pontuou: "Os desafios são gigantescos, mas eu sei fazer. Já peguei essa cidade em estado muito pior."
Foto: Estadão Conteúdo
 João Dória Júnior destacou sua origem:  "Sou filho de nordestino, amo essa cidade e quero fazer tudo que puder para fazer essa cidade mais eficiente. Sou empresário, aliás o único aqui presente. Quero trazer a eficiência do setor privado para o setor público."
Foto: Estadão Conteúdo
 Major Olímpio falou sobre cumprir a lei: "São Paulo merece um choque de gestão verdadeiro. Terra sem lei precisa ter alguém que tenha coragem física, moral e legal para impor a lei"
Foto: Estadão Conteúdo
 Russomanno destacou sua atuação como jornalista: "Um prefeito que fiscaliza a ruas, ouve a população, eu vou ser essa pessoa. Vou ser o zelador, para que a gente tenha qualidade de vida nessa cidade "
Foto: Estadão Conteúdo

 Russomanno é candidato pelo PRB.
Foto: Fotoarena/Folhapress
 Haddad falou em continuidade: "Não queremos que esse projeto seja interrompido, esse projeto que está sendo tocado por gente de bem, gente honrada, de todos os partidos. Vamos continuar avançando em todas as áreas"
Foto: Estadão Conteúdo
 Major Olímpio tenta a Prefeitura pelo SD.
Foto: Nelson Antoine/Framephoto/Estadão Conteúdo
 Marta é candidata do PMDB.
                                                                                       Foto: Fotoarena/Folhapress
Dória é o nome do PSDB.
Foto: Fotoarena/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário